Guia de Compras e Serviços e Portal de Notícias

Compras, Serviços, Ofertas »

O cuidado com a pele é uma atividade diária, independentemente da estação do ano. No verão, entretanto, é preciso tomar ainda mais cuidado, já que a radiação solar incide com mais intensidade e o número de atividades feitas ao ar livre aumenta.

Além de evitar a exposição solar durante o período mais crítico, que vai das 10h às 16h no horário de verão, e estar sempre munido de filtro solar, a recomendação é usar chapéus e dar prioridade às roupas de algodão, que segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são capazes de cerca de 90% da radiação UV, enquanto as roupas de náilon retêm apenas 30%. É bom ficar atento também à composição das barracas de praia e guarda-sóis. Algodão e lona são materiais que absorvem 50% da radiação, portanto são mais indicados.

A SBD também faz recomendações quanto ao uso de filtro solar. Para o dia-a-dia pode-se usar produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20. Já para longas exposições o ideal é investir num FPS 30 ou superior. Pessoas com a pele muito clara ou sensível devem consultar um profissionalque possa orientar o filtro solar mais indicado. O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas. Se houver transpiração excessiva ou atividade na água, é preciso reaplicar antes desse tempo.

Uma atenção especial à alimentação pode ajudar na prevenção dos danos que o sol pode causar à pele. De acordo com a SBD é preciso aumentar a ingestão de carotenóides, substância que se deposita na pele e ajuda a reter as radiações ultravioletas. Os carotenóides são encontrados nas frutas e legumes de cor vermelha ou alaranjada, como cenoura, beterraba, abóbora, mamão e maçã.

Cuidado com a acne solar

Algumas pessoas tendem a ter mais problemas com acne durante o verão. Isso acontece pela mistura da oleosidade natural da pele com o filtro solar. A dica é usar sabonetes e tônicos adstringentes e optar por filtros solares com base aquosa ou em gel.