Exposição de orquídeas no Clube Banespa, com entrada gratuita

Além de uma grande variedade de orquídeas, o evento trará, pela primeira vez, árvores frutíferas de pequeno porte.

Além de uma grande variedade de orquídeas, o evento trará, pela primeira vez, árvores frutíferas de pequeno porte.

Que as orquídeas são muito apreciadas pelos brasileiros e uma das principais opções quando o assunto é decorar ou presentear, todos já sabem. Mas você sabia que existem diversas espécies que variam em cores, tamanhos e formatos, com opções que agradam aos mais variados gostos e bolsos? E que essa planta de vida longa – algumas são até centenárias – precisa de alguns cuidados específicos para viver linda e saudável por mais tempo?

Confira as dicas da Leili Izumida, presidente da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, que está às vésperas do seu mais esperado evento do ano: Exposição Anual da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Clube Banespa, em São Paulo.

Com entrada gratuita, o evento, além de uma grande variedade de orquídeas, das mais raras às populares como vanda e phalaenopsis – em mudas ou floridas em estágio adulto – traz lindos arranjos, verdadeiras obras de arte preparadas pelos expositores, que são colecionadores e amantes do cultivo destas plantas há mais de 70 anos, vindos de diversas partes do Brasil. Os preços também são bastante atrativos e democráticos, com opções a partir de R$ 20.

As 5 mil pessoas esperadas nos corredores do Clube Banespa também poderão comprar e levar para casa árvores frutíferas de pequeno porte, especialmente selecionadas para estarem no auge da sua produção durante a exposição, uma grande novidade desta edição. Além disso, estarão disponíveis insumos e materiais agrícolas para cultivo.

Cuidados básicos para uma orquídea linda, saudável e com vida longa, por Leili Izumida:

Irrigação

A maneira correta de regar uma orquídea é por gotejamento, deixando sempre a água escorrer totalmente. Para descobrir se a flor precisa ser regada, é preciso verificar como se encontra o substrato. Se estiver seco, é hora de regar. O ideal é que ele sempre esteja levemente úmido.

Luminosidade

Alguns tipos de orquídeas gostam de bastante luz, como as que possuem folhagens mais claras e amareladas. Neste caso, quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir. Já outros, preferem que a luminosidade seja mais baixa, como é o caso das orquídeas com folhas mais escuras.

Circulação de ar

É necessário que o local onde as orquídeas ficarão seja bem arejado. Orquídeas gostam de lugares com alta umidade. Mas, elas não apreciam encharcamento, é muito mais fácil uma orquídea morrer por excesso de água do que pela falta dela.

Espaçamento

As orquídeas precisam de um espaçamento entre elas, para que ocorra ventilação. Do contrário, há uma grande chance de proliferação de doenças.

Adubação

É preciso equilibrar a quantidade de adubo oferecida já que a orquídea, como qualquer outra planta, precisa de nutrientes para crescer. Assim, como o excesso de água, o exagero de adubo é pior do que a falta dele e pode prejudicar a planta.

Gostou das dicas? Você pode conferir tudo pessoalmente na Exposição Anual da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, além de ter acesso a livros, insumos para cultivo e muitas espécies dessa planta tão apreciada.

“Preparamos mais do que uma exposição, mas um local perfeito para um passeio em família, para que se possa visitar, apreciar belezas, sentir aromas e observar tudo que está ao redor. Teremos plantas de excelente qualidade, expostas pela SOB, e dezenas de outras associações orquidófilas convidadas, além da área de vendas de orquídeas, insumos para cultivo, livros e revistas especializadas. Ótima programação para o fim de semana”, disse Leili Izumida, presidente da Sociedade Bandeirante de Orquídeas.

O evento ainda terá um espaço kids, com pinturas faciais e origamis, para a alegria das crianças. Além disso, uma orquídea será rifada gratuitamente entre os presentes.


Exposição Anual da Sociedade Bandeirante de Orquídeas
Data: dias 18, 19 e 20 de outubro de 2019 (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: das 9h às 18h nos dias 18 e 19; das 9h às 17h no dia 20
Local: Clube Banespa (Av. Santo Amaro, 5355)

Entrada gratuita

novos anunciantes