Quando o cheirinho começa a se espalhar pela casa, todos ficam na expectativa: são as fornadas dos famosos pães de queijo da Vó Ilda. Matriarca de uma tradicional família de Araxá (Minas Gerais) e quituteira de mão cheia, dona Ilda Alves Lacerda nos revela os segredos da iguaria e alerta sobre a importância de se usar os ingredientes certos, como o queijo minas curado de qualidade e ovo caipira, que garantem a coloração amarelinha e o sabor inigualável.

Confira a receita:

Ingredientes (aprox. 80 unidades):

– 6 copos 250 ml de polvilho doce (caipira)
– 4 copos 250 ml de queijo minas curado de boa qualidade – ralado
– 2 copos 250 ml de leite
– 1 copo 250 ml de óleo – faltando um dedo para a borda
– 1 colher de sopa de sal
– 1 colher de sopa de margarina
– 6 ovos caipiras

Preparo:

– Ferva o leite com o óleo e despeje sobre o polvilho para escaldar.

– Junte o sal, a margarina, o queijo ralado e os ovos e misture bem, acrescentando o leite aos poucos até conseguir uma massa homogênea e de consistência mole.

– Unte as mãos com óleo para moldar os pães no formato aproximado de uma bolinha de ping-pong.

– Disponha os pães na assadeira deixando um espaço de aproximadamente dois dedos entre eles.

– Aqueça o forno e asse em temperatura alta até que fiquem dourados.

Dica:

Para congelar: coloque em uma assadeira e leve ao freezer. Depois de congelados, passe para os saquinhos na quantidade desejada e coloque novamente no freezer. A orientação da ANVISA é que se consuma em um mês.

Quando for assar os pães de queijo congelados, distribua-os na assadeira e leve diretamente ao forno, sem descongelar. Ligue o forno em temperatura máxima apenas quando os salgados já estiverem lá dentro.