Segundo um estudo da FAO, quase metade das frutas e hortaliças são desperdiçadas na América Latina. Isso começa já nas fazendas e passa pelo transporte, pelos supermercados e, por fim, pelas nossas casas. E parte desse desperdício acontece, simplesmente, porque os produtores descartam alimentos que não se encaixam no padrão estético exigido pelo varejo. Desse modo, diariamente frutas e legumes em perfeitas condições de consumo acabam no lixo, apenas por não serem bonitas.

Inconformado com esse cenário, o engenheiro Roberto Matsuda decidiu fazer parcerias com trabalhadores rurais para criar o site “Fruta Imperfeita”, um serviço de assinatura de cestas de frutas e legumes fora do padrão. Os produtos podem até ser um pouco diferentes na aparência, mas são igualmente frescos, saborosos e nutritivos. O objetivo é diminuir o desperdício de alimentos no Brasil por meio da disseminação do consumo consciente e ajudar o meio ambiente, já que estudos da ONU afirmam que a agricultura é responsável por 70% do consumo de água potável do mundo.

“A ideia surgiu durante minha pós-graduação, que tinha um foco muito grande em sustentabilidade. Buscava um negócio que pudesse gerar valor para toda a cadeia e o meio ambiente. Em contato com os produtores, percebi como era grande o desperdício devido à aparência. Depois disso, pesquisei vários cases fora do país, como o ‘Fruta Feia’, de Portugal, e o ‘Imperfect Produce’, dos Estados Unidos, e tive a ideia de implantar algo semelhante aqui”, conta o empreendedor.

As cestas custam em torno R$ 20, porém a mais vendida é a “Cesta Mista”, com 5 kg de frutas e legumes, que sai por R$ 18. Além dos preços em média 20% mais em conta do que nos supermercados, graças aos descontos conseguidos com os produtores, o consumidor ainda tem a facilidade de receber a cesta em casa, no dia e horário desejados. É possível escolher entre compra unitária, assinatura mensal ou assinatura bimestral. Já o pagamento pode ser feito em dinheiro, no ato do recebimento ou via depósito.

O site realiza entregas na zona sul de São Paulo, em bairros como Indianópolis, Planalto Paulista, Campo Belo, Vila Clementino, Vila Mariana, Saúde e Jabaquara. No momento, porém, devido à grande procura, há uma lista de espera para os interessados.

“Hoje temos mais de mil pessoas em nossa lista de espera. Pretendemos aumentar nossa capacidade, mas para isso precisamos de investimento. Estamos lançando uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar dinheiro para a compra de um food truck. Com ele conseguiremos realizar uma feira itinerante, alcançando mais bairros e disseminando o consumo consciente”, conclui Roberto Matsuda.

Para saber mais, acesse www.frutaimperfeita.com.br ou entre em contato pelo telefone (11) 2619-7473.

(Foto: reprodução – página oficial do Fruta Imperfeita no Facebook)